Rondônia, sexta-feira, 26 de abril de 2024
  Notícias

PIB do Brasil volta a encolher no primeiro trimestre e recua 0,3%
01/06/2016 - 15:14 - ( Informe a categoria )

PIB do Brasil volta a encolher no primeiro trimestre e recua 0,3%

Depois de encerrar 2015 na maior recessão dos últimos 25 anos, a economia brasileira encolheu menos do que o previsto no primeiro trimestre deste ano —o último ainda integralmente sob comando do governo Dilma Rousseff, afastada em 12 de maio.

O PIB (Produto Interno Bruto), medida da renda de bens e serviços produzidos no país, teve queda de 0,3% nos três primeiros meses de 2016 frente ao quarto trimestre do ano passado. Com isso, somou R$ 1,47 trilhão.

Quando comparado ao primeiro trimestre de 2015, o PIB teve um recuo de 5,4%.

Economistas consultados pela agência internacional Bloomberg esperavam uma retração de 0,8% da atividade econômica frente ao quarto trimestre e de 5,9% na comparação ao primeiro trimestre de 2015.

Conforme os dados divulgados na manhã desta quarta-feira (1º) pelo IBGE, a intensidade da queda foi também menor do que a verificada no fim do ano passado, quando a economia havia registrado uma retração de 1,3% (dado foi revisado de uma queda de 1,4% ).

Pelos critérios da FGV (Fundação Getulio Vargas), o ciclo de contração da atividade econômica, iniciado no segundo trimestre de 2014, ainda no primeiro mandato de Dilma, completou agora dois anos (oito trimestres).

Isso significa que o país continua empobrecendo, ainda que menos do que o previsto no trimestre. Os empresários cortaram investimentos, as famílias consumiram menos. São consequência de erros na condução da economia que geraram desemprego, inflação e incertezas.

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias teve queda de 1,7% no primeiro trimestre, frente aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o recuo foi mais intenso, de 6,3%.

O consumo das famílias cai em meio ao aumento da inflação, a queda da renda e o crédito mais seletivo por parte dos bancos. A taxa de desemprego nacional foi de 10,9% no primeiro trimestre de 2016.

Outro importante componente da demanda do país, os investimentos registraram retração de 2,7% no primeiro trimestre frente aos três meses anteriores. Essa queda foi de 17,5% na comparação em base anual.

Uma exceção pela ótica da oferta veio dos gastos do governo (esferas municipais, estaduais e federal). Houve crescimento de 1,1% ante o quarto trimestre do ano passado e queda de 1,4% na comparação com igual período de 2015.

Fonte : ABAD    Autor : ABAD

 

Nossos parceiros



Singaro - Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia - Av. Guaporé- 3427 - Bairro Agenor de Carvalho - Porto Velho - RO
Nossos Telefones : (69) 3225 - 0171 / 3225 - 9323 - singaro.rondonia@hotmail.com


Desenvolvimento: Portalrondonia.com