08/04/2015
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Nacional
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A maioria das empresas já está se movimentando para adequar seus processos ao eSocial, o novo sistema de coleta e envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais desenvolvido pelo governo federal. Ainda assim, boa parte delas admite ter um baixo grau de entendimento em relação às exigências do novo sistema.
É o que mostra uma pesquisa com 280 empresas de 16 segmentos, realizada pela Wiabiliza Consultoria Empresarial. Para Claudemir Duarte, consultor em gestão de pessoas, a situação expõe a fragilidade das companhias, que é agravada pelo despreparo dos profissionais de recursos humanos responsáveis pelo envio dos dados em 90% dos casos. "O tipo de informação que o eSocial vai exigir impacta não só o RH, mas o funcionamento de toda a empresa", diz. De acordo com o levantamento, 78% das companhias já possuem algum envolvimento ou projeto interno dedicado ao eSocial.
A segunda versão do manual e dos layouts foi disponibilizada pelo governo no fim de fevereiro. Embora a pesquisa tenha sido realizada após essa divulgação, metade das empresas consultadas consideram que seus gestores estão apenas parcialmente conscientes e comprometidos com as necessidades do eSocial. "Elas dizem que estão aguardando o cronograma, mas o governo liberou essas ferramentas justamente para as empresas se prepararem ao longo de 2015", diz
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