O governador reeleito de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), garantiu nesta segunda-feira (27) que no novo mandato irá concluir obras iniciadas na atual gestão, melhorar a saúde e a educação e ampliar a produção agrícola no estado. Para a reconstrução das áreas atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira, o candidato vitorioso nas urnas neste domingo (26) assegurou que casas serão entregues ainda este ano para os desabrigados e que projetos de proteção nas margens do rio estão sendo concluídos. O secretariado do novo governo deve ser anunciado em dezembro. As declarações foram feitas em entrevista à TV Rondônia e ao G1 nesta manhã.
"Tenho que retomar a governança e dar andamento pleno a tudo que iniciamos. Vamos melhorar a comunicação e dar maior agilidade neste mandato, ouvir mais as pessoas e governar com todos juntos", disse Confúcio, ao admitir que houve falhas no governo e afirmar que aprendeu com as experiências. Por isso, o governador reeleito pretende buscar um consenso com a Assembleia Legislativa e um bom relacionamento com a imprensa na próxima gestão.
Na entrevista, Confúcio garantiu que concluirá obras em andamento no estado, entre elas a da rua da Beira, em Porto Velho, que, segundo o governador, necessita de quatro dias de sol para a pavimentação de 500 metros; a do Hospital de Urgência e Emergência da capital, e rodovias que estão em reforma ou em construção pelo governo federal.
Na área da educação, o governador reeleito afirmou que buscará alternativas para suprir a falta de professores na rede pública junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já na saúde, a prioridade deve ser a melhoria no atendimento, com diminuição de filas de espera para consultas especializadas, rotatividade nas internações hospitalares e volume de cirurgias.
Quanto ao processo de transposição dos servidores, Confúcio garantiu que a parte administrativa já foi realizada e que agora o governo deve cumprir e esclarecer as pendências jurídicas. Três procuradores do estado vão intermediar as negociações com o Executivo Federal e organizar novos documentos para esclarecer os direitos de cada servidor.
Confúcio classificou como "grande desafio" da próxima gestão a reconstrução do estado após a cheia histórica do Rio Madeira. De acordo com o governador reeleito, diversas áreas já foram desapropriadas para transferir os desabrigados e casas devem ser entregues ainda neste ano para os atingidos. Equipes especializadas em engenharia de rios já criaram projetos específicos definitivos, que estão sendo concluídos para as obras de proteção nas margens do rio, contra uma possível nova enchente.
Confúcio afirma que as ações de curto prazo foram cumpridas e outras obras de médio e longo prazo estão sendo iniciadas como a elevação das rodovias, que estava paralisada e o governo federal irá realizar. "Existem obras federais, estaduais e municipais, e eu vou ficar como um grande cobrador para fazer isso acontecer", concluiu.
Eleições
Confúcio Moura foi reeleito governador de Rondônia para os próximos quatro anos, com 419.928 votos, o que corresponde a 53,43% dos votos válidos. Concorrendo pelo PMDB, o candidato disputou o segundo turno da eleição com Expedito Júnior (PSDB), que obteve 366.072 votos, o equivalente a 46,57% dos votos válidos (veja a apuração completa).