Rondônia, segunda-feira, 16 de setembro de 2019
  Palavra do Presidente

Encerramos o primeiro semestre de 2019. Questões que causam impactos na vida dos trabalhadores e das famílias brasileiras estão sendo equacionadas do ponto de vista economico e político,  tais como a Reforma da Previdencia que finalmente passou pelo congresso  e Reforma Tributária que  deve acontecer em 2020.

O 2º semestre começa com um ambiente positivo, Os noticiários ecônomicos nos informam sobre uma inflação em queda, apesar de lenta,  com uma previsão  de crescimento para o ano vingente e sabemos que  Reforma Tributária será mais um desafio a ser vencido e será fundamental para acelerar o crecimento a longo prazo.

Outros informes economicos, relatam a confiança a do governo brasileiro em um aumento de competitividade da economia do Brasil e que a redução de barreiras, a transparência de regras e a maior segurança jurídica facilitarão a inserção do nosso país nas cadeias globais de valor, com geração de mais investimentos, emprego e renda. Os juros estruturalmente baixos, como estamos vendo agora, permitirão as empresas se financiarem a taxas de juros muito mais baixas.

Em nosso Estado, sobre a publicação do Convênio ICMS/134 pela Confaz,  trouxe apenas a novidade sobre os produtos com incentivos fiscais na ALC (Área de Livre Comércio), que ficarão a partir de agora   sujeitos, também, ao controle e fiscalização pela Suframa, resultando a princípio em um impasse sobre as operações em Guajará Mirim e que a partir dessas incertezas nos motivou a buscarmos novas soluções definitivas  para essa questão. Fortemente unidos já nos mobilizamos e apresentamos aos poderes públicos competentes, propostas para criação de benefícios diferenciados para as empresas aqui estabelecidas e que sempre geraram criação de empregos, rendas e receitas tributárias. A batalha prossegue e temos motivos para acreditar que muito em breve chegaremos ao consenso que beneficiará todos os empresários do setor.

O cenário é de expctativas e de esperanças, porém a  viabilidade e a sobrevivência dos negócios são sempre  uma preocupação constante. Precisamos confiar nesse panorama e em um novo ciclo de crescimento, precisamos acreditar e por mais difícil que seja a situação empresarial,  ter perserverança,  enfrentar,  solucionar  e somar forças em prol de um mesmo objetivo: garantir o melhor desempenho possível para o nosso setor e nossas empresas.

Em nome do sindicato, agradeço o apoio sempre  recebido por parte dos  associados e reforço a importância de ter ao nosso lado empresas que fazem parte deste segmento tão significativo, que contribuem fortemente  para o desenvolvimento do setor e da economia do nosso Estado. Queremos que o Singaro seja cada dia mais forte e representativo. Juntos podemos mais.

Julio Gasparelo

 
 

Nossos parceiros



Singaro - Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia - Av. Guaporé- 3427 - Bairro Agenor de Carvalho - Porto Velho - RO
Nossos Telefones : (69) 3225 - 0171 / 3225 - 9323 - singaro.rondonia@hotmail.com